5 Fatores Indispensáveis na Solução EAM Mobilidade

Quase todos os segmentos de mercado da última década tem refletido sobre como evitar e não tornar-se ultrapassado na era da tecnologia disruptiva.  Embora a grande maioria dos executantes de manutenção necessitam de mobilidade pela própria característica de seu trabalho, está havendo uma lentidão na adoção de mudanças relacionadas a gerenciamento de ativos corporativos. (EAM)  

De acordo com dados CMMS (computerized maintenance management system) de 2017, 40% das organizações não possuiam um sistema computadorizado de gestão de manutenção. Em 2016, esse porcentual era de 75%.  As tendências de mercado em relação ao gerenciamento de ativos móveis estão evoluindo e a tecnologia móvel está superando métodos antigos de captura e gerenciamento de dados de manutenção. Isso se deve em parte, aos recursos inovadores que estão cada vez mais disponíveis e fazendo uma grande diferença frente as equipes de manutenção e operação.

Se você está procurando uma solução completa de Mobilidade, tenha como referência clientes e organizações líderes em seus respectivos segmentos, como petróleo e gás, químico, mineração, manufatura, alimentos, bebidas, entre outros.

1. Uma Solução de Manutenção Móvel

É um trabalho árduo gerenciar várias soluções de manutenção. É ainda mais difícil garantir a integração das soluções em relação ao EAM / CMMS (tambem conhecido como sua única fonte de  dados).  As empresas estão buscando cada vez mais soluções móveis que possam gerenciar mais do que apenas tarefas e operações. Uma empresa pode economizar tempo e dinheiro com uma solução que permita atividades simultanêas de inclusão, visualização e modificação entre as equipes - desde os times de manutenção e segurança até o planejamento e programação. Toda essa rotina ocorre através de um único aplicativo e não através de várias plataformas.

2. Acesso EAM Mobilidade Online / Offline

Houve um tempo em que os executantes nas plantas tinham acesso aos dados e tarefas  apenas através de uma fila de execução do dia, impossibilitando a capacidade de atualização de suas tarefas e ordens de manutenção. Muitas ordens de manutenção emergenciais  nesse cenário,  eram descartadas. As modificações nos dados não eram visualizadas em tempo real de execução. Cópias em papéis, manuais, imagens, entre outros documentos físicos tendem facilmente a desaparecer. Ter um recurso offline proporciona aos executantes como técnicos, supervisores e programadores fácil acesso aos dados enquanto estão em campo. Com a conectividade via internet  os dados são sincronizados automaticamente com o EAM / CMMS (como SAP ou IBM Máximo) para visualização por outros usuários da equipe.

3. Interface de usuário configurável 

Os fluxos e processos de trabalhos variam de acordo com o local, departamento e funções, portanto faz sentido que as empresas estejam procurando soluções com uma interface configurável.  Uma solução configurável simplifica enormemente o treinamento em várias etapas de trabalho, reduz tempo e consequentemente o custo de TI para fazer fazer alterações ou atualizações de interface. As empresas buscam soluções que permitem aos principais usuários configurarem facilmente fluxos de trabalho para equipes dentro da organização. Sendo assim,  diminui o esforço de TI e disponibiliza aos usuários apenas o que eles precisam para concluirem seus trabalhos, permitindo uma informação mais rápida.

4. Notebooks, câmera, localização geográfica, leitura de código de barras... para citar alguns

Ficou no passado os dias que uma solução móvel não suportava inclusões adicionais. Atualmente, as melhores soluções podem fornecer aos executantes de manutenção campos que suportam informações necessárias para concluirem seus trabalhos, minimizando esforços físicos e comunicação entre as pessoas. Um sofisticado aplicativo EAM Móvel oferece funcionalidades como: 

Ter uma solução que acesse e compartilhe dados importantes com facilidade significa menos tempo dispendido entre o computador e o local de trabalho.

5. Entrada de tempo e confirmação

Melhore a  precisão e integridade dos dados registrados ao longo do tempo nas ferramentas (também conhecido como ‘wrench time’). Um recurso idêntico a um cronômentro permite que os executantes iniciem e parem o relógio digital `a medida que cada tarefa ou operação seja concluída. Essa funcionalidade está incorporada no dispositivo móvel, o que significa que não é mais necessário se locomover com pedaços de papel, anotações ou mesmo recorrendo  à memória. 

Obtenha uma solução EAM Móvel que ajude mais do que apenas uma solução móvel de manutenção! 

As melhores organizações buscam rotinas mais produtivas e eficientes através da tecnologia de gerenciamento de ativos móveis para contribuir e beneficiar os executantes da manutenção na condução de seus trabalhos. Independentemente de você fazer parte da manutenção, operação ou armazenagem, uma solução CMMS ou EAM Móvel proporciona ao time liberdade e flexibilidade para trabalhar em qualquer ambiente que esteja.  As funcionalidades agregadas à solução de mobilidade vão contribuir para um trabalho mais inteligente. 

Saiba mais sobre nosso produto, Prometheus Mobilidade pode oferecer aos usuários SAP, IBM Máximo e outros EAM todos os recursos mencionados e aplicáveis na sua lista de funcionalidades de aplicativo móvel e muito mais.

Author: Brian Hying (PT)

Engenheiro de Vendas do Grupo Prometheus

Consultor com mais de uma década de experiência no segmento industrial. Brian acredita na importância de ouvir clientes e identificar necessidades do negócio. Possui uma extensa experiência em melhores práticas de desenvolvimento e fabricação de produtos e é um líder experiente de equipes multifuncionais que atuam com planejamento, recomendação e execução de estratégias de projetos complexos. Apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, tecnologia de ponta e o sucesso da equipe.

Similar Posts

No items found.